AVALIAÇÃO INICIAL NA ALFABETIZAÇÃO

A edição deste mês da Revista Nova Escola fala sobre a Avaliação Inicial. Um passo muito importante para desenvolver um planejamento onde todos aprendam.

Leia Mais…

A primeira semana de aula geralmente é tumultuada, alguns professores ficam perdidos sobre o que planejar. Bem, nada melhor do que primeiro planejar uma Avaliação.

Avaliação Inicial Matemática:

OBJETIVOS:

§ Construir o significado dos números naturais (classe das unidades simples: unidade, dezena e centena) em situações de contagem, medidas e códigos numéricos, em diferentes contextos, compreendendo os princípios de organização do Sistema de Numeração Decimal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

§ Reconhece os símbolos numéricos, estabelecendo relação com a quantidade.
§ Compreende o valor posicional dos números (classe das unidades simples: unidade, dezena e centena).
§ Utiliza raciocínio de proporcionalidade numérica para resolver as situações-problema.
§ Encontra soluções adequadas para uma situação-problema.

1. Como sugerido pela Nova Escola, iniciar com ditado de números é excelente. Mas é necessário saber quais números ditar. Veja aqui como proceder.

2. Propor a resolução de uma situação- problema. A elaboração tanto do item 1 como este, irão depender qual a série que será aplicado. Pesquise em livros específicos ou crie um problema adequado.

3. Para descontrair e obviamente como método de avaliação, inicie um bingo de numerais. Você pode começar sorteando os números, e quem fizer primeiro uma linha pode tomar o seu lugar.

Avaliação Inicial de Língua Portuguesa:

OBJETIVOS:

§ Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

§ Utiliza adequadamente os símbolos próprios da escrita, respeitando a convenção ortográfica, ainda que não o faça com precisão.

1. Segundo Nova Escola (ed. Especial, março 2009) a avaliação na alfabetização (1º e 2º anos) deve ser feita individualmente. Propõe-se um ditado de palavras que devem ter uma sequência adequada. Comece por uma polissílaba (ex.: canetinha), depois uma trissílaba (ex. estojo), dissílaba (ex. lápis) e por última a monossílaba (ex. tem)
As palavras devem ter sentido semântico, neste caso utilizei o tema material escolar. Para ditar a frase utilize as plavras já ditadas, mas não fale isto ao aluno, ele deve perceber sozinho. Exemplo de frase: No meu penal tem canetinha. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

2. Sugiro ainda um bingo de palavras, para os mais avançados colar uma sequência de história em tirinhas, solicitar que façam uma entrevista com um colega. Faça o download destas atividades.

Um ponto importante é não pressionar as crianças e evite falar que é uma prova. Caso algum aluno esteja tentando olhar as respostas de outro, refaça a avaliação em particular.

Faça uma tabela para avaliar os avanços das crianças. Postei no download uma tabela, caso a achem muito confusa, favor me avisarem.

http://www.4shared.com/minifolder/30261131/29252dde/Avaliacao_Inicial_Diagnostico.html

Sobre alfabetizacaoconsciente

Professora atuante na Prefeitura de Curitiba há 9 anos. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Esse post foi publicado em Avaliaçoes, Matematica, Português, Volta as Aulas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para AVALIAÇÃO INICIAL NA ALFABETIZAÇÃO

  1. Prô Rirela disse:

    Oi, deixou um comentário no meu blog sobre o post de libras… vim aqui retribuir! Eu ensinei um pouco de libras para aluninhos de 1ª série e foi muuuito bom. Eu tinha um aluno surdo e toda a classe se envolveu! A gente fazia o sinal pra ir ao banheiro, pra comer, pra dizer que a mamãe tinha chegado e principalmente: cantávamos muuito com sinais. Foi uma experiÊncia deliciosa pois os pequenos pegam os sinais facilmente. Eu esquecia algum sinal e eles é que me lembravam rss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s