PLANO DE AULA: SINAIS DE ACENTUAÇÃO, SINAIS GRÁFICOS E SINAIS DE PONTUAÇÃO

Os estudantes devem saber que os sinais de acentuação possibilitam que as palavras sejam lidas/pronunciadas adequadamente. Este plano de trabalho atende a este requisito e outras mais.

Leia Mais…
Objetivo:
* Reconhecer a necessidade de acentuar e pontuar suas produções escritas, percebendo a relação direta entre os recursos de acentuação e de pontuação e a oralidade.

Conteúdos:
* Sinais de acentuação (agudo).
* Sinais gráficos (til).
* Sinais de pontuação (ponto-final, ponto-de-interrogação, ponto-de-exclamação, dois-pontos, travessão).

Recursos:
* Jogos.
* Fichas para jogos.
* Papel sulfite.
* Lápis de cor.
* Cola e tesoura.
* Revistas.

Encaminhamento:
1. Conte a piada abaixo com entonação e ritmos que forem necessários. Na sequência, converse com os estudantes sobre ela fazendo uma roda de conversa parar verificar o entendimento.

Image and video hosting by TinyPic

P.S.: PIADA – é uma narrativa curta, que apresenta personagens, fatos em sequência, espaço e ordem dos acontecimentos. É um texto humorístico por fazer rir, divertir. O final pode ser inesperado, uma surpresa ou ridículo.

2. Peça para os estudantes contarem piadas que conhecem. Sempre crie situações para que eles se expressem oralmente.

3. Fixe, no quadro, o cartaz com o texto escrito em letra caixa alta, legível e com boa apresentação.

4.Leia o texto com ritmo, entonação e fluência. Em seguida, leia-o novamente, apontando para que os estudantes percebam a direção da escrita.

5. Circular o título do texto.

6. Voltar ao texto do cartaz e peça ajuda aos estudantes para circular as palavras que tem til. Leia-as e mostre de forma enfática a nasalização da vogal A nessas palavras. Questione se alguém conhece outras palavras com /ã/.

7. Verifique, na turma, se o nome de algum estudante tem til. No caso de não haver nenhum, solicite que eles digam um nome próprio, diferente daquele que aparece no texto, que tenha til.

8. Escreva o nome sugerido no quadro. Um estudante pode falar o nome BIANCA, que não tem til, mas apresenta som nasal. chame a atenção da turma para o fato de que nem sempre a nasalização é marcada pelo uso do til.

9. Use o nome registrado no quadro e peça rimas com ele, oralmente. Ex.: SEBASTIÃO comeu pão; gosta de limão; fala alemão; pintou o corrimão, etc.

10. Faça a mesma brincadeira utilizando o nome de todos os estudantes da classe.

11. Peça aos estudantes que registrem seu nome numa folha de papel e desenhem um objeto cujo nome rime com o seu. Ex: Rafael = anel (desenho).

12. Mostrar no texto as palavras acentudas. Explique o uso do acento e do sinal gráfico e chame a atenção para a mudança de sonoridade e de tonicidade que eles sinalizam nas vogais/palavras.

13.Proponha então uma pesquisa, em revistas e em encartes, de palavras que tenham acento agudo e o sinal gráfico til.

14. Peça aos estudantes que se organizem em duplas e escolham, entre as palavras encontradas, 5 com acento agudo e 5 com sinal gráfico. Dê a caa dupla 10 fichas (7cm x 5cm), preferencialmente 5 de uma cor e 5 de outra, nas quais os estudantes deverão colar ou escrever as palavras escolhidas das revistas. Cada estudante ficará com as 5 fichas que tenham o mesmo sinal. Sugira então o jogo-da-velha. Nesse caso, procede-se da mesma forma que no jogo tradicional, mas em vez de se utilizar de X e o O, utilizam-se as fichas; o estudante deve ler para o colega a palavra que irá utilizar.

15. Volte ao texro e chame a atenção dos estudantes para as pergutnas que neles aparecem:

- Quem quer ir para o céu/
- Você não quer ir para o céu, Joãozinho?

16. questione os estudantes, levando-os a observar o que há em comum nas duas frases (travessão e ponto-de-interrogação, caracterizando discurso direto).

17. Escreva, juntamente com os alunos, frases interrogativas.

18. Peça que observem, no texto, se há outro tipo de pontuação. Certamente apontarão a vírgula, os dois-pontos e o ponto-de-exclamação. Aproveite para nomear e explicar seus usos. É importante responder a todas as perguntas, dúvidas e curiosidades dos estudantes na hora em que elas ocorrem.

19. Organize os estudantes em duplas para que escrevam um diálogo, utilizando a pontuação adequada. A dupla irá registrar a conversa entre eles, em apenas uma folha. Diga para a dupla conversar apenas por escrito – “conversa muda”. Determine um tempo para que os diálogos não fiquem muito extensos. Terminada a conversa, as duplas farão a leitura do texto.

20. Após, a leitura, transponha um dos diálogos para o quadro.

21. Faça a reescrita coletiva e indique a pontuação adequada: paragrafação, travessões, interrogações, exclamações, vírgulas e pontos.

22. Mostre aos estudantes que, cada vez que um deles escreve, há a necessidade de travessã.

23. Caso haja necessidade faça a reescrita individual com as duplas que tiveram mais dificuldade, as demais peça que reescrevam com base na reescrita que foi realizada no quadro.

Para saber mais:
Atividades de sinais de pontuação.
Como trabalhar pontuação.

About these ads

Sobre alfabetizacaoconsciente

Professora atuante na Prefeitura de Curitiba há 9 anos. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Esse post foi publicado em Planos de Aula, Português, Sugestoes de Atividades. Bookmark o link permanente.

6 respostas para PLANO DE AULA: SINAIS DE ACENTUAÇÃO, SINAIS GRÁFICOS E SINAIS DE PONTUAÇÃO

  1. Pati Alves disse:

    Que aula ótima, adorei é bem isso q estou trabalhando no momento. Já estou te copiando. Beijos.

  2. Querida amigaPara nós que fazemosuma educação de sentidos,o planejaré uma etapa essencialpara o alcance dos objetivos desejados.Muito lindo seucomentário sobre o textoE POR FALAR EM ESTRELAS.Ele ficou mais belo comsuas palavras.Que o amor esteja sempreem ti.

  3. Ana, escelente planejamento como sempre.Boa noite!Beijos,Carla

  4. Também sou psicopedagoga institucional. Já atuei na área até 2009 e dpois preferi voltar para a sala de aula.Beijos!

  5. Prô Rirela disse:

    Retribuindo sua visita… Eu também penso como vc, é uma grande dificuldade a tal lição de casa. Vou presentear os pais dos meus alunos com essas dicas também na próxima reunião de pais. Aliás, enviarei para muitos pelos alunos, visto que a maioria nem comparece à reunião… Seu blog é show! Vou copiar alguns de seus posts. Abraços!

  6. Adorei o teu blog! Muito bom! Obrigada por seguir o meu. Sinto-me honrada. Beijos, Giovanna Zoppas Pierezan (São Leopoldo, Rio Grande do Sul)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s